Renavam Detran SC

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores. É um sistema desenvolvido pelo Serpro e cobre todo o território nacional, que registra todos os veículos utilizando um código único e intransferível. Cada veículo terá seu RENAVAM que não se repetirá em nenhum lugar do Brasil. Ele é registrado no Detran de Santa Catarina mas pode ser consultado em qualquer estado do país.

Apesar de cada estado ter o seu próprio Detran, ou Departamento de Trânsito, o Renavam é único e válido em todo o território nacional. Mesmo que você compre e emplaque o seu veículo inteiramente no estado de Santa Catarina, não será possível encontrar um veículo com o Registro Nacional de Veículos Automotores em nenhum outro estado do Brasil. Eles estão todos interligados e os órgão de todos os estados tem acesso à esse código.

Ele funciona como se fosse o código de CPF ou RG (Registro Geral) das pessoas, porém é pertencente ao veículo. Ele é um código com onze dígitos. Inicialmente era constituído com 9 caracteres (8 dígitos acrescidos de um código verificador). Porém no ano de 2013 esse número foi acrescido para 11. Isso aconteceu devido ao esgotamento da capacidade de registrar novos veículos pela alta circulação de carros. O Departamento de Trânsito de Santa Catarina permite a consulta desse documento tão importante.

O Renavam dos veículos anteriores à 2013 passaram a ter dois zeros acrescidos no início da numeração, sem ser alterados. O código apresenta informações do chassi, monobloco e as características originais dos automóveis, além de informar se há pendências de dívidas, como multas e do IPVA de Santa Catarina (imposto sobre propriedade de veículos automotores).

Os dígitos da placa e Renavam não são a mesma coisa, porém ambos podem servir para consultar multas variando do seu Departamento Estadual de Trânsito, mas de qualquer maneira, por eles você consegue fazer a consulta de multas, saber sobre sua renovação de CNH, consulta o IPVA, saber a quantidade de pontuação da CNH, se há alguma documentação irregular e muito mais.

Importância de Consultar Renavam Detran SC

É importante fazer a consulta para ver todo o histórico de veículo. Ao consultar o Renavam você tem acesso à multas cometidas, quantos donos o veículo teve e todas as informações desde que ele saiu da fábrica e foi emplacado, até os dias atuais. Por isso é possível saber muitas coisas pela placa, mas principalmente a consulta pela Renavam em SC e quanto à situação do veículo e informações a respeito de toda a documentação do veículo em questão.

Muita gente esquece desse procedimento na hora de negociar um carro usado. Porém ele é fundamental para ver o valor do veículo. Lembre-se também que multas e dívidas ficam atreladas ao veículo e ao Renavam, não à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista. Então caso tenham pendências em aberto, o novo dono que deverá arcar com todas elas. Para se certificar que está tudo ok na hora de negociar um carro, ou até mesmo com o seu automóvel é rapidinho, basta entrar no site do Detran SC.

Ele também pode ajudar os motoristas a sempre se lembrarem dos pagamentos de seus impostos de veículo e multas, dessa maneira ao consulta a placa, aqui no nosso site você aprende que a consulta da placa vai muito além, lá você pode saber mais sobre o licenciamento anual, pontos na CNH, realizar a consulta em qualquer veículo do Detran, com algumas consultas no Detran, mais sobre o IPVA e DPVAT, suas multas de trânsito e demais informações além disso.

Ao consultar o seu Renavam você fica sabendo da situação do seu licenciamento 2018, mais sobre a placa e número  de alguns boletos necessários para o pagamento, assim como o boleto do licenciamento do ano desejado, sabe mais sobre a renovação da carteira anual, tira todas as suas dúvidas sobre as pendências de sua Carteira Nacional de Habilitação, tudo com o uso simples do código Renavam.

Esse que é possível consultar rapidamente no seu CRLV, também conhecido como o documento de licenciamento anual. Ele é necessário para qualquer consulta em sua carteira que quiser fazer, na hora de emitir boleto de pagamento, como por exemplo do IPVA 2018 quando ele faz automaticamente a consulta pela base nacional dos dados do Detran de todos os veículos da consulta.

Como Consultar o Renavam SC

Primeiramente, é preciso acessar o site oficial do Detran SC. A consulta é gratuita e qualquer pessoa pode fazê-la, desde que tenha os dados necessários em mãos: placa e código Renavam do veículo a ser consultado. Ao ter essas informações em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo:

Para entrar no portal do Detran de Santa Catarina basta clicar no link a seguir ou copiar e colar a URL no navegador de sua preferência: http://www.detran.sc.gov.br/.

Desse modo você também fica sabendo sobre o pagamento do IPVA 2018, tem mais informações sobre veículo no Detran, sabe a placa da consulta em Santa Catarina Detran, tudo com uma simples consulta de veículo, tem mais informações sobre o Detran simulado e muito mais.

Já na página inicial do site do Detran SC você verá um campo com várias opções de consulta. Já na primeira seção, a de “Veículos”, digite o código Renavam e a placa do veículo. Depois clique em ok e você poderá ver todas as informações pertinentes do automóvel. Você pode ver o campo que deve utilizar na imagem abaixo.

Ao pesquisar o Renavam pela internet você tem todas as informações que precisa no conforto de sua casa. Não é necessário se deslocar até uma sede do Detran e nem enfrentar filas. Você economiza seu tempo e deixa tudo mais fácil.

Lembre-se de seguir os passos que está contida na imagem ao lado, de modo sempre sinalizando os dados e atualizar o processo. É muito fácil, você só precisa do número de Renavam digite e preencha os campos desejados, desse modo você sabe como seguir consultado os dados, ver se o veículo em questão já não é um veículo apreendido.

Dessa maneira ao fazer a consulta de sua CNH, você fica com informações completas sobre o licenciamento e consulta de todas as taxas do Detran, suas multas e infrações, quais são os serviços do Detran disponíveis através do site do órgão responsável, tudo isso logo na página inicial.

Motorista, lembre-se de usar sempre a direção defensiva, primeiros socorros e muito mais, desse jeito você se livra de possíveis multas aplicadas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply