Licenciamento Detran SC

O licenciamento é um documento que permite que os veículos trafeguem livremente pelo país, garantindo que apenas veículos com pelo menos as mínimas condições de segurança possam trafegar pelas ruas.

Essa é mais uma maneira do Departamento de Trânsito de Santa Catarina de tentar garantir a segurança de todos nas vias e no trânsito. Não apenas os motoristas ficam protegidos, mas também os passageiros e pedestres. Automóveis fora das normas podem ser perigosos, causando facilmente acidentes e aumentando o índice de mortalidade.

A taxa cobrada no licenciamento deveria ser utilizada na inspeção do veículo, para fazer uma análise profunda dos carros que estão aptos à trafegar em segurança. Os órgãos cobram o valor correspondente à apenas a nova emissão de um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, sem lucrar com os valor.

Mas nem sempre isso acontece e muitas vezes a inspeção não é feita. O Licenciamento então se torna apenas mais uma taxa para gerar lucros e fundos para os cofres do governo.

Como Funciona o Licenciamento

Ele é um documento obrigatório e esta obrigatoriedade está registrada na lei no artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro. Ele diz que “todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo”.

Para se obter o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), também chamado apenas de Licenciamento, é preciso estar com toda a documentação do carro em dia. Além de garantir a segurança, ele averigua a emissão de poluentes e ruídos.

Para fazê-lo é preciso pagar a taxa anual, todos os proprietários de veículos são obrigado a fazê-la. Para aqueles que possuem carros 0 Km o documento é emitido na hora de fazer o registro, antes mesmo do emplacamento.

Para carros rodados é preciso apresentar alguns documentos. São eles:

  • Licenciamento do ano anterior;
  • Comprovante do pagamento do IPVA atual e do ano anterior;
  • Também é preciso quitar todas as possíveis multas cometidas e o seguro obrigatório DPVAT.

O que acontece se eu não fizer o Licenciamento?

Na hora do Licenciamento você não poderá ter nenhuma dívida em aberto atrelada ao veículo. Se tiver, elas terão que ser quitadas. Ao atrasar o CRLV vão se acumulando multas e taxas. Ao parar em uma blitz o condutor poderá ter o veículo apreendido e ele só será liberado mediante a regularização da situação. Poderão ser cobradas também diárias do período em que o automóvel ficar parado no pátio do Detran.

Calendário de Pagamento

Assim que liberado, o calendário de pagamento de 2018 poderá ser consultado no site do Detran SC. Para isso acesse o site oficial, clicando no link a seguir, ou copiando e colando a URL no navegador de sua preferência: http://www.detran.sc.gov.br/.

Já na página inicial você verá um menu lateral. Posicione o mouse em cima de “Veículos” e irão aparecer diversas opções. Entre elas selecione “Licenciamento Anual”. Irá carregar uma página com todas as ações referentes ao CRLV. Bastará clicar na desejada, que no caso é “Calendário de Pagamento”. Confira na imagem abaixo:

Licenciamento SC

Fique atento para não atrasar a dívida e acabar gerando futuras dores de cabeça.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply