Seguro Obrigatório DPVAT Detran SC

O DPVAT é um seguro obrigatório que deve ser pago todos os anos pelos proprietários de veículos residentes em Santa Catarina e em todo o país. DPVAT é a sigla para o nome de taxa, que significa Danos Pessoais causados por Veículos Automotores Terrestres.

O dinheiro recolhido pelo Detran SC e é destinado à cobrir gastos de indenizações e gastos médicos à vítimas de acidentes de trânsito. Ele paga indenização ao acidentado e todos os gastos médicos provenientes do acidente. Caso pague algo com seu próprio dinheiro é possível ser reembolsada. Em casos de morte durante o acidente, o dinheiro é destinado à família como uma forma de indenização.

É importante realizar o pagamento em dia, para não gerar multas e taxas. Caso não pague o seguro obrigatório DPVAT, o motorista fica impedido de realizar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Caso se envolva em algum acidente coma taxa em aberto, o motorista não recebe o auxílio do seguro e terá que arcar com todas as despesas sozinho, sem direito ao reembolso.

Sem o documento de Licenciamento o veículo poderá ser apreendido e só é liberado quando a situação do automóvel, pagando todas as dívidas em aberto, inclusive o seguro obrigatório. Ele poderá receber multas e ainda ter que pagar diárias pelo período em que o carro ficou retido no pátio do Detran de Santa Catarina. Por isso ande sempre com a documentação necessária e as taxas devidamente pagas.

Como Consultar o Seguro Obrigatório DPVAT – Detran SC

Primeiramente é preciso acessar o site oficial do Detran SC. Para isso clique no link a seguir ou copie e cole a URL no navegador de sua preferência: http://www.detran.sc.gov.br/. Para conseguir fazer a consulta você precisará estar com alguns dados em mãos: Renavam e placa do veículo.

Ao carregar o site você irá avistar várias opções de procedimentos. Na categoria de “Veículos” digite os dados solicitados, ou seja, o Renavam e a placa do automóvel e clique em “Ok”. Veja na imagem abaixo:

seguro obrigatório DPVAT sc

Depois disso você será automaticamente redirecionado para uma página que irá conter todas as informações do veículo, inclusive as pendências. Caso ainda não tenha pago seu DPVAT, você poderá perimi-lo diretamente no site do Detran SC. Basta selecioná-lo e imprimir.

Como Pagar seu DPVAT SC

Para quitar a dívida você pode ir até uma agência bancária ou pagar pelo internet banking dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Bancoob;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Creditran;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Sicredi;
  • e/ou SICOOB.

A data de vencimento para o pagamento do DPVAT em Santa Catarina ocorro sempre em conjunto com a data para o pagamento da primeira parcela do IPVA. Assim você poderá se programar para quitar tudo de uma vez só. Lembre-se que o IPVA poderá também ser parcelado, ou pago em parcela única com desconto.

Veículos com isenção do IPVA pagam o Seguro Obrigatório DPVAT à vista no momento do emplacamento do veículo (para carros O km) ou no momento de fazer o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply